Modernidade dasTelhas de Concreto

Em outras épocas, o telhado tinha apenas a função de proteger a estrutura de uma obra. Hoje, no entanto ganhou design e beleza, conferindo um estilo diferenciado ao exterior da edificação. 

Essa mudança na funcionalidade se deve, em grande parte, a diversidade e às múltiplas cores oferecidas pelas telhas de concreto. De acordo com especialistas, esse artefato cimentício tem vários benefícios e está conquistando cada vez mais o mercado. 
Uma das principais diferenças entre as tradicionais telhas cerâmicas e as modernas telhas de concreto é a ampla cartela de cores. A variação vai dos tons de cinza, até os coloridos, como vermelho, laranja, amarelo e verde, por exemplo.

Mas os benefícios das telhas de concreto vão além da beleza arquitetônica. Elas também são mais fortes e resistentes. Para Fabio Pires, diretor da Camargo Química, empresa que desenvolve aditivos para concreto, a qualidade e a resistência desse material são superiores às de cerâmica devido aos materiais utilizados e suas formas – que são padronizadas, garantindo um encaixe perfeito e melhor alinhamento. "O peso da resistência é de no mínimo 240 quilograma-força (kgf), enquanto as telhas de cerâmica possuem apenas 130 kgf. Isso torna o material mais forte e com menos possibilidade de quebra durante o transporte e instalação", explica. 

Pires ainda destaca que por causa do processo de fabricação e também dos materiais usados, esse modelo possui maior impermeabilidade para evitar infiltração de água. O desempenho térmico é outro fator que se sobressai em relação às cerâmicas. As cores claras das telhas de concreto proporcionam maior conforto térmico, principalmente em regiões de muito calor. Na comparação de peso, a unidade de concreto é mais pesada que a de cerâmica. Mesmo assim, para cobrir um telhado utilizam-se menos unidades de telhas de concreto do que de cerâmica, desta forma o peso final de ambas será o mesmo. 

Normas técnicas
Antes de decidir qual modelo de telha usar na obra, Pires ressalta que é fundamental conhecer as normas desse material, estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, além de ter apoio de profissionais especializados. "Cada tipo de telha exige um determinado grau de inclinação. É preciso respeitar esse grau para que a instalação seja perfeita e não haja problemas futuros, como ter telhas arrancadas pelo vento ou entrar água da chuva na edificação. As telhas de concreto, por exemplo, precisam de, no mínimo, 30% de inclinação do telhado", explica. 

Produção das telhas
As telhas de concreto são feitas com a mistura do cimento de alta resistência, areias e agregados (finos, médios e grossos), e também com a adição de água – a quantidade varia de acordo com o produto desejado. Nessa mistura homogênea são acrescentados os pigmentos coloridos, que dão a coloração às telhas. Depois, o material é levado à estufa de vapor e moldado no formato desejado.

Fonte: http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-32--14-20130611